Atualmente mais de 10 milhões de pessoas vivem com a D.P. (Doença de Parkinson), tornando-a segunda doença neurodegenerativa mais comum do mundo, e seu diagnóstico precoce pode fazer toda diferença, ajudando a retardar o desenvolvimento da doença.

É importante saber que a prevalência da D.P. aumenta consideravelmente a partir dos 60 anos, e há estudos recentes, estatísticos, que demonstram que homens e pessoas brancas são as mais acometidas.

Confira os principais Sinais e Sintomas:

Além dos principais sintomas destacados no infográfico, também são sintomas da D.P, perda ou diminuição do olfato, queda de pressão brusca quando a pessoa fica em pé, dormência, lentidão dos movimentos e desmaios.

Como é feito o diagnóstico?

Pode ser difícil identificar a doença quando ela está em sua etapa inicial, pois ela tende a começar de modo sutil e seus sintomas aparecem gradualmente. O diagnóstico é clínico, isto é, baseado nos sinais e sintomas que a pessoa apresenta. Para isso é muito importante que o médico e a equipe de saúde façam uma boa história clínica, acompanhada de exame físico geral e neurológico. Também é necessário coletar um detalhado histórico pessoal e familiar, visto que, aproximadamente, 10% das pessoas com D.P. possuem parentes que também têm ou tiveram a doença. Não existem exames que confirmem o diagnóstico de forma direta, mas eles podem ser solicitados para identificar se um problema sistêmico em alguma estrutura do cérebro pode ser a causa dos sintomas.

Fontes:

BRASIL. RENATA POSTEL MOREIRA. . Parkinson: conheça mais sobre esta doença que vai além dos tremores. 2021. Disponível em: https://www.informasus.ufscar.br/parkinson-conheca-mais-sobre-esta-doenca-que-vai-alem-dos-tremores/. Acesso em: 06 abr. 2022.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *