A doença de Parkinson (DP) é uma das patologias neurológicas mais comuns. Ela tem um caráter progressivo e degenerativo, afetando diversos domínios como função motora, cognição e função autonômica (pressão arterial, controle esfincteriano, hábito intestinal etc.).

Como é de conhecimento geral, um dos principais sintomas que afetam os pacientes com parkinson é o tremor, onde se predomina em mais de 70% dos casos. Dessa forma, conforme são afetados, tarefas simples como abotoar a camisa ou levantar-se da cadeira podem tornar-se impossíveis sem a ajuda de terceiros.

Conforme avançam pesquisas surgem novas tecnologias, tratamentos e facilitadores para auxiliar as pessoas que possuem as atividades principalmente motoras reduzidas.

Venha conhecer um pouco mais dessas ferramentas que estão revolucionando o modo de vida desses pacientes, selecionamos algumas aqui:

SteadyMouse

Este aplicativo para Windows foi desenvolvido em 2005 pelo médico James Gottemoller após ter sido diagnosticado com doença de Parkinson e enfrentar dificuldades em mexer o cursor do mouse na tela do computador. Oferecido no site com um custo de US$ 43, ele funciona com um algoritmo que filtra em tempo real as oscilações do cursor produzidas pelo tremor e estabiliza o ponteiro na tela

Pode ser comprado e feito o download em: https://www.steadymouse.com/

LiftWare

Os produtos são dois utensílios que auxiliam a alimentação e prometem devolver a independência aos usuários. Particularmente interessante para pacientes com DP, o LiftWare Steady® é uma ferramenta com garfo e colher acopladas a um cabo “inteligente”. Dentro do dispositivo há um pequeno computador com sensores que distinguem entre tremor e movimentos voluntários e dois motores que oscilam em direção oposta, promovendo a estabilização do movimento

O Kit de talheres LiftWare pode ser encontrado em: https://store.liftware.com/products/liftware-starter-kit

a-blinX

Desenvolvido pela TiX, o dispositivo a-blinX é um acionador por piscadelas em formato de óculos. Com ele é possível acessar programas, escrever palavras e frases apenas com o piscar dos olhos. Assim, o a-blinX é dedicado, principalmente, a pessoas com grande comprometimento de funções motoras.

Para mais informações e/ou adquirir o produto acesse: https://tix.life/produtos/a-blinx/

Teclado TiX

O Teclado Multifuncional Inteligente da TiX é uma das principais inovações tecnológicas assistivas, ele conta com 11 teclas sensíveis ao toque, que podem ser acionadas até mesmo pelo piscar dos olhos. Com o TiX, pessoas com qualquer limitação motora usam qualquer computador, smartphone ou tablet.

Para mais informações e/ou adquirir o produto acesse: https://tix.life/produtos/info-tix/

Dedeira

A dedeira, como foi nomeada, é a primeira invenção que possibilita, de forma segura e confortável, manter aberta a boca de pessoas com dificuldades motoras, como é o caso de pacientes com Alzheimer, Parkinson ou paralisia cerebral. Inicialmente pensada para uso doméstico, a inovação evita que os cuidadores ou os responsáveis desses pacientes sejam mordidos durante a escovação de seus dentes. Além disso, a tecnologia garante maior conforto do que objetos que são utilizados de maneira improvisada atualmente para a abertura da boca, como palitos de sorvete enrolados em gaze, por exemplo.

conheça mais em: https://auin.unesp.br/noticias//600/inclusao-unesp-cria-dedeira-que-facilita-a-higienizacao-bucal-de-pessoas-com-deficiencia

Emma

A tecnologia, segundo a empresa, transmite às mãos vibrações semelhantes às dos telefones celulares, que distraem o cérebro para se concentrar em algo diferente de tentar controlar os membros do paciente. Essas vibrações também têm um papel de estabilização nos movimentos causados pelo Parkinson. As vibrações do relógio parecem fazer com que o cérebro se concentre em seu pulso direito, aparentemente reduzindo as mensagens do cérebro para aquele ponto. O padrão da vibração também é importante. Para Lawton, uma vibração rítmica é mais eficaz. Para os outros usuários, um ritmo mais aleatório pode funcionar melhor. Um aplicativo especialmente projetado para isso controla a velocidade de vibração.

Letra de Emma sem usar o relógio à esquerda, e, à direita, usando o protótipo — Foto: Brian
Smale/Microsoft/Divulgação

No vídeo apresentado pela empresa, (acesse em: https://g1.globo.com/bemestar/noticia/dispositivo-ajuda-pacientes-com-parkinson-a-interromper-tremor-das-maos.ghtml) Emma Lawton, de 33 anos, recebe um tablet conectado ao novo relógio. Há anos a designer não consegue escrever, desde que começou a desenvolver a doença em 2013 – antes do protótipo, ela não era capaz de fazer qualquer linha reta.

Ao colocar o dispositivo no braço, os tremores diminuem e Lawton consegue voltar a fazer os traços no papel com precisão.

Para conhecer mais sobre o dispositivo Emma clique no link a seguir: https://g1.globo.com/bemestar/noticia/dispositivo-ajuda-pacientes-com-parkinson-a-interromper-tremor-das-maos.ghtml

Photo Vacuum

Trata se de um aparelho que utiliza as tecnologias de vácuo e luz (laser) aplicado em diversos músculos e áreas do corpo interagindo com respostas fisiológicas e mais rapidamente devolvendo a homeostase celular e tecidual ao organismo, potencializando e acelerando os efeitos terapêuticos do tecido, músculo, osso e regeneração periférica, bem como o aumento da microcirculação, a síntese de colágeno e ação anti-inflamatória com analgesia. O uso combinado de terapia de pressão negativa simultaneamente com a fototerapia pode trazer benefícios em termos de melhora da rigidez muscular e dor, uma vez que a terapia combinada interage com respostas e retorna mais rapidamente a homeostase celular e tecidual ao corpo. Tais efeitos da terapia em combinação são os ingredientes necessários para melhorar muitos aspectos associados à doença de Parkinson

Voluntarie-se para o estudo: https://agencia.fapesp.br/terapia-atenua-sintomas-da-doenca-de-parkinson/31362/

Conheça mais sobre o Photo Vacuum: https://repositorio.usp.br/directbitstream/5e277efb-09f6-43bb-b67c-e47b319416fb/2967041.pdf

Categorias: Tecnologia

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *