Trouxemos aqui a Importância da Alimentação e Dieta para Tratamento da Doença de Parkinson. Embora não exista uma prescrição médica específica de dieta para Doença de Parkinson, alguns cuidados com a alimentação podem ajudar no controle dos sintomas da doença, bem como melhorar a vida dos portadores.
De acordo com a Parkinson’s Foundation, um dos maiores centros de tratamento de Doença de Parkinson do mundo, os princípios gerais de uma dieta saudável na Doença de Parkinson:
Os alimentos certos também trazem uma otimização de seus medicamentos, bem como mantém seus ossos fortes, combatem a constipação e a perda de peso e mantém a saúde geral e a forma física.
- Beba bastante água (seis copos por dia) e coma alimentos ricos em fibras, incluindo arroz integral, grãos integrais (pães com três gramas ou mais de fibra dietética por fatia), frutas e feijão para aliviar as dificuldades digestivas e a constipação.
- Tome seus medicamentos com um copo cheio de água. Pode ajudar seu corpo a quebrar a medicação com mais eficiência.
- Limite a ingestão de açúcar, álcool e cafeína principalmente antes de dormir, pois podem interromper o sono.
- Converse com seu médico sobre se você deve aumentar sua ingestão de vitamina D. A vitamina D é encontrada em leite fortificado e produtos lácteos, gemas de ovos e peixes gordurosos, como atum, cavala e salmão, e ajuda a manter a saúde dos ossos.
- Lanche pequenas quantidades de nozes, castanhas de caju e outras nozes para promover a saúde do cérebro. Tente também incorporar bagas, que contêm antioxidantes benéficos, e alimentos que podem ter efeitos anti-inflamatórios no cérebro, como salmão, atum e vegetais de folhas verdes escuras.
Alguns cuidados e recomendações na alimentação
- Evite dietas “da moda”. Coma alimentos de todos os grupos alimentares, seguindo as orientações do seu médico . Comer uma variedade de alimentos irá ajudá-lo a obter energia, proteína, vitaminas, minerais e fibras.
- Escolha os grãos, vegetais e frutas, que fornecem vitaminas, minerais, fibras e carboidratos complexos, além de ajudar a diminuir a ingestão de gordura.
- Limite a ingestão de açúcar! Esse é um alimento que os pacientes gostam de comer pela facilidade de digestão e pelo paladar. No entanto, uma dieta com muito açúcar pode ter muitas calorias e poucos nutrientes. Também contribui para a cárie dentária.
- Reduza a ingestão de sal e sódio para diminuir o risco de pressão alta.
- Incorpore em sua dieta alimentos ricos em antioxidantes, que são importantes para a saúde cerebral. Estes incluem frutas e legumes coloridos e as folhas verdes escuras (couve, espinafre, rúcula). Incorpore as folhas verdes ao cardápio doméstico pelo menos 1 vez ao dia.
- Escolha alimentos com baixo teor de gordura, gordura saturada e colesterol. Os alimentos gordurosos ou fritos têm digestão mais lenta e podem piorar a constipação.
- Evite bebidas alcoólicas, pois elas têm muitas calorias e poucos nutrientes. Beber álcool pode causar muitos problemas de saúde e acidentes, piorar o equilíbrio e ainda interagir com os remédios.
Alimentos Recomendados para pacientes com Doença de Parkinson
O Infográfico abaixo ilustra os alimentos recomendados. Você pode fazer o download dele em pdf para guardá-lo em seu dispositivo, clicando aqui.
1 comentário
.Maria de Lourdes dos santos Martins Rodrigues · 08/07/2023 às 11:06
Preciso de ajuda para saber o que comer pois tenho Parkinson
Muito obrigada
Lourdes